COMIDA SECA VERSUS HÚMIDA

COMIDA SECA VERSUS HÚMIDA
As rações comerciais classificam-se em função do processo de fabrico e do teor de humidade do produto final, em três formas: seca, semi-húmida e húmida.

O alimento seco contém geralmente 90% de matéria seca e 10% de humidade, enquanto os húmidos contêm mais de 60% de humidade.

Utilizar um tipo de alimento ou outro vai depender de diferentes fatores, uns relacionados com os nossos hábitos de cuidado dos animais de companhia, e outros com as circunstâncias e necessidades do animal.

Porque escolher alimento seco?
A cavidade bucal de cães e gatos é concebida para mastigar, além disso, o atrito que ocorre ao fazê-lo com alimento seco irá ajudar a manter dentes saudáveis porque evita a acumulação de sarro.
O alimento seco é mais fácil de conservar. Ao contrário do alimento húmido, uma vez aberto, não requer refrigeração. Além disso, o alimento seco é ideal para gatos e cães aos quais deixamos o alimento à discrição.
Também no caso dos animais com alta atividade, dada a maior concentração energética do alimento seco, é o melhor recurso.
É mais prático e suja menos. 

Porque escolher alimento húmido?
Em indivíduos com idade avançada, que tenham perdido peças dentais, haverá uma dificuldade evidente para mastigar os croquetes, sendo a comida húmida a melhor opção, da mesma forma que para bebés após o desmame.
Se lhe custa conseguir que o seu animal de companhia beba mais água, especialmente os gatos para prevenir problemas urinários, o alimento húmido é uma boa opção porque contém muito mais humidade. 
Tem um grande sabor. 

Em definitiva, ambos os tipos de alimentos têm os seus prós e os seus contras; por isso, na Ownat apostamos numa alimentação mista “húmido+seco” que permita aproveitar ao máximo as vantagens das duas opções. Além disso, para lhe facilitar as coisas e nas embalagens da nossa gama de produtos húmidos ou Wetline, indicamos-lhe a melhor combinação de alimento húmido e seco, para que a alimentação do seu animal de estimação seja o mais equilibrada possível. 

O que significa que uma dieta é completa e equilibrada?
Qualquer alimento comercial para animais de companhia, considerado completo e equilibrado, está formulado para proporcionar as quantidades adequadas de cada nutriente, sem défice nem excesso intolerável de nenhum deles. Também pode haver alimentação adicional ou suplementos nutricionais, a administrar juntamente com outros alimentos.

Um regime alimentar satisfatório reúne as seguintes características:
Completo: proporciona quantidades adequadas de todos os nutrientes necessários. 
Equilibrado: os nutrientes estão presentes nas proporções adequadas. 
Digerível: os nutrientes estão disponíveis para serem absorvidos. 
Saboroso: é atrativo para ser consumida. 
Confiável e seguro: livre de toxinas, micro-organismos patogénicos e fatores antinutricionais.